sábado, 21 de julho de 2012

Técnica Vocal: Uma introdução!


Mais do que apenas aulas de “como cantar”, num aprendizado de técnica vocal efetivo e eficaz deve-se levar em consideração os muitos outros fatores envolvidos. Em sala de aula, nos atentaremos às diversas facetas deste processo, incluindo conhecimentos sobre o funcionamento físico do aparelho respiratório – aparelho fonador, postura física, treinamento em aquecimento vocal, relaxamento, muitos exercícios de respiração e trabalhos práticos sobre as musicas e demandas trazidas pelos alunos.
Cantar é um elemento da articulação. As palavras da música devem ser muito claras e objetivas, para causar um processo de ação e reação imediata. Para que isto aconteça, estão presentes 2 processos: A Articulação, o processo pelo qual os órgãos da fala moldam o som vocal em sons reconhecíveis da fala, e a Interpretação, processo pelo qual se carrega o espírito ou significado da música através do modo como se executa.
O primeiro passo para uma boa interpretação é o domínio de uma boa articulação. Tanto no canto, quanto na fala (dificuldade de muitas pessoas), os movimentos articulares na vocalização devem ser mais acentuados do que na conversação usual. Por esse motivo, primeiramente é importante trabalhar a articulação e outros processos básicos envolvidos nisto (técnicas de respiração e apoio da coluna de ar), e num segundo momento um foco especial em detalhes de lapidação do vocalista que incluem intensificação sobre conhecimentos como timbre, expressão corporal e movimentação, e especificidades sobre a interpretação das musicas, alem de adentrar em conhecimentos mais teóricos sobre o funcionamento do corpo e da voz, além das partes mais técnicas.
Mas aí você me pergunta: Por que é interessante fazer aulas presenciais, se hoje em dia existem tantos cursos à distância? Porque quando se encontram aluno e professor juntos, trabalhando em conjunto para a lapidação do cantor, são usadas simultaneamente duas formas clássicas de aprendizagem: Modelagem e Modelação. Essas formas podem ser definidas/denominadas pela psicologia comportamental da seguinte maneira:
Modelagem: Através de instruções em tempo real, vai se modificando o comportamento e a aprendizagem do aluno, de acordo com seus erros e acertos, e demonstrando o que está fazendo corretamente e corrigindo o que não está em conformidade com o que está sendo ensinado.
Modelação: É quando se aprende um comportamento pela observação de um modelo, no caso o professor demonstrando exatamente o que o aluno deve ter como foco e a maneira como ele deve fazer.
Aprender a cantar é um processo, assim como aprender a falar ou aprender a andar. Portanto é importante que o aluno seja persistente quanto a colocar em pratica os conhecimentos que forem sendo adquiridos e, ao mesmo tempo, paciente consigo mesmo de maneira a não forçar acima das possibilidades seu instrumento único e precioso: a voz. No decorrer do curso serão ensinadas técnicas que melhorarão pouco a pouco, de acordo com o empenho de cada aluno, sua capacidade vocal.
Quem tem medo de cantar Não Canta. É por isso que além de todas as técnicas e especificidades do cantar em si, é importante trabalhar também com exercícios que façam com que o aluno consiga desenvolver cada vez mais segurança para se assumir como artista e cantor.

Seja bem vindo, e sinta-se a vontade para trazer suas duvidas.